Founder Institute Luanda no Angola Startup Summit 2023

O Angola Startup Summit 2023 foi um evento de grande importância para a comunidade empresarial e empreendedora em Angola. A cimeira que decorreu nas instalações do ISPTEC , foi promovida pelo Ministério da Economia e Planeamento , organizada pelo INAPEM - Instituto Nacional de Apoio as Pequenas e Medias Empresas sob o lema “Inovação e Tecnologia como vectores de imersão das startups em Angola”.
O evento contou com a presença de mais de 200 startups locais , bem como académicos, empresários e líderes governamentais.

O Founder Institute Luanda, em parceria com o IFC - International Financial Corporation,  participou no #angolastartupsummit  com um stand único reunindo sete  startups do portfólio. Entre os objetivos para marcar presença no evento citamos; gerar mais visibilidade para as startups graduadas nas diferentes edições do Programa de Aceleração de Startups,  atrair potenciais  investidores e parcerias para o seu desenvolvimento futuro. As startups também esperavam estabelecer contactos  e aprender com especialistas dos diferentes setores  e se inspirar com outras histórias de sucesso no ecossistema empreendedor angolano.

Startups do portfolio do Founder Institute Luanda  que marcaram presença no evento :

  • FoodCare  e  Gil , startups no sector #agribusiness  e  #foodprocessing
  • Fotarpo e Kiapembe Energy, startups no sector #cleantech e #renewablenergy
  • GVA Profile e Scratch for Kids, startups no sector #edtech e  #edutaiment
  • SIS - Sistema Integrado de Seguros, startup no sector #insurtech
As startups tiveram a oportunidade de mostrar aos visitantes  as soluções inovadoras que desenvolveram e como a sua participação no programa de aceleração ajudou no desenvolvimento dos seus negócios.

Resultados do survey sobre a participação no Angola Startup Summit:

É importante destacar os resultados do survey realizado com as startups do Founder Institute Luanda sobre a sua participação no Angola Startup Summit 2023. Algumas das principais conclusões incluem:

  1. Nível de experiência em feiras de startups: Cinco das startups responderam que foi a primeira vez que participaram de uma feira de startups. Isso sugere que o evento foi uma oportunidade importante para essas startups ganharem mais experiência e visibilidade no ecossistema empreendedor angolano.
  2. Objetivos da participação no evento: As startups assinalaram principalmente dois objetivos para a sua participação no evento: conhecer potenciais parceiros e/ou investidores (citado por todas as startups) e apresentar as suas startups para obter feedback sobre a ideia e o modelo de negócios.
  3. Estabelecimento de contactos: Seis das startups conseguiram estabelecer contactos importantes durante o Angola Startup Summit 2023. Isso sugere que o evento foi uma oportunidade valiosa para a criação de novas parcerias e negócios.

Críticas e sugestões construtivas sobre Angola Startup Summit 2023:

  1. Falta de suporte logístico para os stands: As startups sentiram falta de um suporte adequado para a montagem e manutenção dos seus stands. Elas tiveram dificuldades em obter informações sobre os serviços disponíveis e em resolver problemas técnicos durante o evento.
  2. Falta de comunicação em tempo real: As startups também sentiram falta de informações atualizadas sobre as atividades e sessões do evento. Elas esperavam receber mais comunicação em tempo real, como alertas e notificações sobre mudanças no programa ou novas oportunidades de networking.
  3. Falta de padronização nas publicações: Algumas startups notaram que os seus nomes não foram incluídos em todas as publicações relacionadas ao evento. Elas sugerem que a organização imprima todas as publicações de forma padronizada, para evitar discrepâncias e omissões.

Recomendações para próximos eventos:

As startups recomendam que a organização do evento melhore a sua comunicação em tempo real, padronize as publicações e forneça um suporte mais adequado aos stands no futuro. Elas esperam que essas sugestões sejam consideradas na organização do Angola Startup Summit 2024.


No geral, a participação das startups do Founder Institute Luanda no Angola Startup Summit 2023 foi muito bem-sucedida. As startups tiveram a oportunidade de se conectar com outras empresas e investidores, aprender com especialistas do setor e apresentar seus produtos e serviços a um público amplo. O evento contribuiu significativamente para o desenvolvimento das startups do Founder Institute Luanda e para o ecossistema empreendedor angolano como um todo.

Para o Founder Institute Luanda o Angola Startup Summit 2023 foi uma boa experiência , fundamental para promover e  comunicar sobre o ecossistema de startups ,  conexão com  players do tecido empresarial, academia, sector financeiro  e público em geral.  Agradecemos aos organizadores da cimeira e em particular ao  IFC por proporcionar essa oportunidade.


Building the Future!

FI Luanda