Ecosystem Builder - Experiência do Programa de Aceleração de Startups

Hoje enfrentamos retrocessos e desafios sem precedentes a nivel global: Desigualdade social, Desemprego, Contaminação ambiental, etc. Não podemos contar apenas com os Governos para resolver todos estes problemas. Cabe aos empreendedores, com o suporte de outros agentes do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação, criar as soluções de impacto para resolver os desafios do desenvolvimento.

Mas os Empreendedores precisam de ajuda. Se os agentes do ecossistema não partilharem a mesma visão e não tiverem criado uma cultura integradora que tenha no centro o interesse dos empreendedores, acabaremos por ficar com um conjunto estagnado de actores do ecossistema, isolados, cada um deles com a sua própria agenda em vez de construir para um bem maior.

Partilhamos a experiencia, benefícios e desafios do Programa de Aceleração do Founder Institute em Luanda, a nossa filosofia de trabalho de Empreendedorismo com propósito e Inovação Responsável. As melhores prácticas de inovação combinando três importantes pilares: “TALENTO + TRAINING + TEAMWORK", promovendo a criação de Startups de base tecnológica.

A taxa de sobrevivência das Startups é desafiante em todos os estágios de crescimento. Experimentar e Pivotar ate encontrar o modelo de negócio adequado e ainda continuar a Inovar para não morrer.

Os principais desafios do "Day After" , depois dos 4 meses de Aceleração para conseguir que os Empreendedores consigam reunir as condições para focar no negócio. Este um tema de discussão no Ecossistema local , os gaps e necessidades em termos de recursos, expertise e suporte financeiro:

  • Incubação & Prototipagem
  • Acesso á Tecnologia e Expertise em Inovação
  • Suporte e conhecimentos de Gestão. Financeira, Capital Humano e Marketing
  • Disponibilidade de Capital de Risco
  • Framework legal favorável para as Startups e Inovação aberta

A essência do Ecossistema Empreendedor são as pessoas, o mindset, a cultura de colaboração que nos permite interagir com sucesso; fluxo de talentos , acesso á informação e recursos para que os Empreendedores possam encontrar o que necessitam em cada fase de crescimento.

Se empoderarmos aos Empreendedores , a Transformação acontece!

 

Haymee Cogle 
Apresentação no Angola Innovation Summit , Out/ 2020