Visita a FoodCare: Startup angolana pioneira no sector de processamento alimentar.

FoodCare, é uma startup angolana, pioneira no sector de processamento alimentar e #comercialização de productos 100% orgánicos. Startup graduada na 3ª edição do Programa de Aceleração de Startups do Founder Institute em #Angola, no ano 2021. 

Em resposta ao convite da Marlene José , founder e executiva da FoodCare ,  visitamos  a planta de processamento alimentar localizada no Futungo, Luanda. 

Os Directores, Mentores e Parceiros do Founder Institute Luanda constataram o progresso da startup assim como o potencial de crescimento, oportunidades e desafios.

Sobre a FoodCare

A planta de processamento da FoodCare ocupa actualmente 200m2 .O principal problema que resolve o projecto concebido pela Marlene José, está focado na #higiene e #segurança #alimentar no processamento de alimentos orgánicos africanos.

Com uma produção anual de mais de 200 toneladas de produtos por ano, destacamos:

  • Fuba de Bombó
  • Catatu
  • Kizaca Cozida
  • Bagre Fumado
  • Manteiga de Amendoim
  • Farinha de Banana Pão
  • Muteta
  • Cugumelo
  • Chickwanga
  • Farinha Yame
  • Kissangua
A FoodCare também fornece serviços de orientação e mentoria para empresários e PMEs no ramo de processamento alimentar

"Tudo começou com a necessidade de erradicar a insegurança alimentar dos nossos produtos nacionais. A nossa comida há muitos anos é considerada comida indígena devido ao mau tratamento que costumam receber, mas por amor à nossa comida nacional e falta de opções, recorremos sempre aos mercados informais sem nos importarmos com a forma como é preparada.
O slogan da Foodcare é segurança alimentar, e durante o processo de produção sempre mantemos os padrões de higiene e segurança acima de tudo" . Marlene José, CEO FoodCare




Milestones de progresso e Oportunidades de crescimento

A FoodCare conta com duas importantes certificações internacionais que posicionam o negócio na categoria de empresas angolanas e africanas cujos produtos podem ser exportados e consumidos no espaço da União Europeia e  nos Estados Unidos de América.

  • Certificações HACCP – Análise de Perigo e os Pontos Críticos de Controlo , para sistemas de gestão de segurança alimentar ;
  • Certificação FDA - Food and Drug Administration dos Estados Unidos de América, que regula produtos e componentes das indústrias farmacêutica e alimentícia,  dentre outras , para garantir que os produtos exportados sejam admitidos ao entrar no país.

Desafios:

Os produtos da Foodcare são comercializados em todos os Supermercados de referencia do país, emprega 36 colaboradores e tem uma produção semanal de 4T de produtos / semana.

Estes indicadores poderão aumentar significativamente  com base o plano de expansão da fabrica  para dar resposta à demanda crescente de produtos alimentares orgánicos africanos a nível internacional.

Os desafios relacionados com o acesso a espaços infra-estruturado necessário para a expansão da fabrica, constituem um constrangimento para cumprir com as expectativas de  crescimento do negócio: triplicar a capacidade de produção por semana , completar a força de trabalho com mais 60 novos postos de trabalho, formação especializada para os colaboradores , criação de novos produtos , entre outros.

"O nosso desejo é ter os nossos produtos em todos os países onde a comunidade africana é grande, com isto pretendemos permitir que os nossos companheiros africanos tenham o prazer de desfrutar do que é nosso por direito, mesmo que estejam longe dos seus países de origem". Marlene José, Founder & CEO FoodCare


O FI Luanda agradece o convite da FI Alumni , Marlene José. 
A FoodCare é uma das Top 10 empresas do portfolio do FI Luanda que se preparara para atrair investimento privado no Ano 2023.

FI Luanda