BIC Africa junta incubadoras africanas em Addis Abeba (Etiópia)
Angola participou no evento que decorreu em Addis Abeba , de 17 a 18 de Novembro de 2022, com mais 4 países africanos, com objectivo de criar conexões entre incubadoras do continente. Para além de das aceleradoras angolanas; Founder Institute Luanda e Acelera Angola estiveram presentes incubadoras e outras entidades afins provenientes de Madagascar, Somália, da Etiópia e também Comores (como um “convidado especial”).
O Founder Institute Luanda foi representado por um dos seus directores, neste caso o Engenheiro Dimonekene Ditutala.
No essencial, este Encontro Anual BIC África (#BICAfrica22) foi constituído por dois dias cheios de reuniões, sessões interessantes e muitas trocas de conhecimentos e assim como a identificação de oportunidades de networking. Tivemos assim a oportunidade de participar activamente nas discussões com vista a reforçar o #BICAfrica, uma rede regional de apoio às empresas incubadoras em #África e promover ligações com a Europa, por via da EBN (European Business & Innovation Centre Network).
A iniciativa BIC África, foi criada para garantir a sustentabilidade e o sucesso de start-ups e pequenas empresas no continente pela via do empoderamento das incubadoras.
O BIC África consiste também no estabelecimento de uma Rede Regional para fornecer às incubadoras seleccionadas nos quatro países (Angola, Etiópia, Madagáscar e Somália), um apoio dedicado ao desenvolvimento de capacidades e à criação de redes de colaboração e promoção do empreendedorismo para os respectivos ecossistemas e também globalmente ao nível do continente.
BIC África é concebida como uma plataforma para envolver activamente os principais interessados e para promover actividades relevantes para a criação de emprego, o empoderamento de jovens e mulheres e o crescimento do empreendedorismo.