Fábio Sirgado, graduado da 3ª edição "Angola Virtual 2021", é o founder da Startup "SPOT" uma plataforma online e APP de reservas em restaurantes. Ele fala do progresso da startup e como as expectativas que tinha sobre o Programa de Aceleração de Startups do Founder Institute foram alcançadas.
"Queríamos ampliar a rede de networking e captar potenciais investidores para a SPOT ter capacidade de crescer em Luanda, Benguela e para fora do País". O programa de aceleração deu-nos os ensinamentos para lá chegar e fizeram com que o nosso negócio seja aquilo que é hoje. A SPOT já conta no mercado angolano com 70 restaurantes e mais de 5.000 utilizadores a trabalharem com o nosso aplicativo" Fabio Sirgado, Founder & CEO da SPOT.
A plataforma digital SPOT, funciona como sistema de reservas de mesa e guia para todos os estabelecimentos de restauração e bebidas. O propósito é conectar o mundo da restauração à tecnologia, atuando de 2 formas: para o Consumidor–permitindo a procura de estabelecimentos com toda a informação detalhada (menu, preços, fotografias, avaliação, localização) e posterior reserva numa mesa à escolha –, e para os Negócios–implementando um software de gestão de reservas, base de dados de clientes e visibilidade online.
Crescimento e Internacionalização
À convite da RTP-África o Fábio Sirgado, no programa "Bem-vindos", fez saber que a SPOT ja chegou a Europa, concretamente a Lisboa com expectativas de crescimento.
Em Portugal existem mais de 60 mil restaurantes e nem todos estão utilizar serviços similares das duas empresas concorrentes da SPOT em Portugal. "É um desafio mas a equipe da SPOT está decidida em posicionar-se neste mercado porque ainda há espaço e demanda" - Fábio
Outro objetivo da internacionalização é a entrada da SPOT no mercado africano. A missão da SPOT é contribuir com a inclusão tecnológica em vários países da África, uma vez que existe oportunidade neste segmento de negócio no continente.
Sobre a experiencia no Programa de Aceleração de Startups do FI Luanda
"Das melhores experiências que tive enquanto empreendedor, para quem está no início, recomendo a 100%" - Fábio Sirgado
FI Luanda